Aviões - Capacidades
Tipos de Aeronaves
São vários os modelos de aviões utilizados na navegação aérea e diversos os seus fabricantes. As aeronaves, no entanto, podem ser classificadas em três tipos quanto a sua configuração e utilização. A definição quanto ao tipo de aeronave é dada pelo deck superior, não entrando o deck inferior nesta classificação.
São as seguintes as suas configurações:
» Full Pax - avião de passageiros: são aeronaves de uso exclusivo de passageiros no deck superior, sendo o deck inferior destinado ao transporte de bagagem. Na eventual sobra de espaço este é preenchido com carga.
» All Cargo ou Full Cargo - cargueiro: são aeronaves específicas, configuradas apenas para o transporte de carga, não transportando passageiros. O transporte da carga se dá nos decks superior e inferior.
» Combi - misto: são aeronaves utilizadas para o transporte conjunto de passageiros e cargas, nas quais as cargas são transportadas tanto no lower deck (andar inferior) quanto no upper deck (andar superior)
Neste caso a carga é colocada no fundo da aeronave, cujo espaço é destinado para este fim, e devidamente separado da ala de passageiros, que fica na parte da frente.
Capacidades de Carga e Cargas Transportadas
A capacidade de carga de uma aeronave depende de seu tamanho, potência, configuração, distância a ser percorrida e tipo de utilização/finalidade a que está reservada.
As aeronaves destinadas exclusivamente ao transporte de carga - All Cargo - obviamente têm uma capacidade maior de transporte demercadorias, sendo seguidas pelas Combi e Full Pax, porém, sempre respeitando a comparação por modelos e configurações equivalentes.
Exemplos de Capacidades de Carga de Aeronaves Toneladas/m3
Tipos quanto à utilização/configuração | t/m3 |
ALL CARGO | |
Antonov 124/100 | 115/770 |
Boeing 747 | 100/600 |
MD 11 | 60/400 |
DC 8 | 45/270 |
Boeing 707 | 36/220 |
Boeing 111 | 28/160 |
Boeing 737 | 15/90 |
COMBI | |
Boeing 141 | 30/180 |
MD 11 | 25/150 |
FULL PAX | |
Boeing 747 | 14/90 |
DC 10 | 14/90 |
Airbus A3 | 11/70 |
Boeing 767 | 9/60 |
Boeing 757 | 5/30 |
Fokker 100 | 1,2/7 |